Pular para o conteúdo principal

SÉRIE PRIORIDADES NA VIDA DE UM PASTOR

PRIORIDADES NA VIDA DE UM PASTOR
Não é fácil para um pastor manter em ordem as prioridades em sua vida. Este é um dos maiores desafios que um pastor enfrenta. As ocupações, o ativismo terminam por comprometer pontos como oração, vida devocional e família desses homens de Deus. Após mais de 20 anos de evangelho, observando a vida de pastores e sendo um deles percebemos que as prioridades dos pastores devem está na seguinte ordem: 

1. Relacionamento com Deus;
2. Relacionamento com as esposa e filhos;
3. Ministério e trabalho.

Os três pontos citados são importantíssimos para o sucesso de um pastor em seu ministério. Todo pastor deve tirar um tempo para meditar e orar ao Senhor. Isso não deve ser negligenciado, pois os deixa vulneráveis com uma falsa espiritualidade. Esse deve ser o tempo mais precioso do dia. Jesus dedicava as primeiras horas do dia a oração. Davi diz que pela manhã o Senhor ouvi a sua voz. (Sl.5.3). Esses momentos são fundamentais na vida e no ministério de um pastor.

O relacionamento com as esposa e os filhos também não pode ser negligenciado. As vezes, pastores ficam tão envolvidos com o ministério que esquecem que o seu primeiro ministério é a sua casa. Esquecem as necessidades básicas, emocionais e psicológicas da família. Essa negligência em muitos casos leva os filhos e as esposas a terem ressentimento do pastor, bem como, de Deus também. Se não abrirem os olhos, ganham os filhos dos outros para Jesus, mas perdem os seus filhos e as vezes a esposa também. Paulo instruindo a Timóteo faz a seguinte pergunta: "Se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?" (1 Tm.3.5). A casa, a família, deve ser o local mais gostoso de se ficar. A inversão desses princípios resulta em ministérios de fachada e desequilibrados.

O serviço pastoral, a obra ministerial, deve ser feita com dedicação e afinco, tendo sempre em vista o chamado de Deus para sua vida e a dependência do Espírito Santo. O ministro não pode deixar de observar as cartas de 1 e 2 Timóteo e Tito que devem ser não somente consultadas, mas sobretudo vividas para que resulte em um ministério abençoado. O tempo para a pregação da Palavra deve ser observado. As ovelhas estão sempre famintas de alimento pela Palavra e esse alimento deve ser preparado com bastante cuidado e carinho. Os apóstolos entendiam isso e perseveravam na oração e no ministério da Palavra. (At.6.4). A Palavra nos leva a um texto muito forte: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Tm 3:16,17). Esse texto, nos direciona para um ministério excelente e não podemos negligencias essas oportunidades.

D.L. Moody disse: "Aqueles que deixaram as mais profundas marcas nesta terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração." Deus só operar na igreja que está cheia do espírito de oração. A oração move Deus e também o homem. A intensidade da oração descarta o conforto e os manjares da vida e leva o pastor ao derramar-se diante de Deus, num quebrantamento profundo. 

O Pastor deve envolver a igreja em evangelismo, missões, discipulados, dando treinamento e oportunidades aos servos que se voluntariam para a obra. A igreja não foi criada para ser um museu, mas um hospital, local de salva vidas. A igreja é uma escola onde todos devem aprender a fazer o ide. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19). 

O aperfeiçoamento dos santos era uma preocupação dos Apóstolo Paulo (Ef.4.12). Devemos lembrar que os dons do Espírito não são somente para os pastores, mas é dada a cada um que for útil. "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12:7-11).

Nem todos tem o dom de profecia, de cantar, de tocar, de evangelizar, mas naquilo que o Senhor os capacita, Deus os que ver frutificar e assim todos façam parte na obra de Deus. Pastores - Deus os chamou para pastorear e o Espírito Santo vos direcionar em todas as coisas, para apascentardes a igreja do Senhor, o corpo de Cristo, resgatada pelo seu sangue derramado na cruz do calvário. (At.20.28). Quando os Senhor nos manda fazer algo, nos prepara e nos dar os dons necessários para realizarmos a obra, compreender isso faz toda diferença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q