Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste
entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”,
retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados
para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como
Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu
coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados"
(Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18).
Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem.
Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9),
“carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o
cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões.
Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, como Paulo fala na carta aos Romanos 10:9. Nesse momento, ele nasce novamente e como consequência ele recebe uma nova natureza, chamada “Espírito Santo”. Agora aquele homem não está mais morto em ofensas e pecado, mas está salvo (Romanos 10:9), ele passa a ser santo e justo diante de Deus (Romanos 3:21-28, 1 Coríntios 1:30), ele tem o Espírito Santo, que passa a agir em sua vida (I Coríntios 12:8-10), passando a ser um filho de Deus (Gálatas 3:26), um grande privilégio para todo aquele que crer em Jesus, quando experimenta o novo nascimento.
A partir desse momento, este homem é constituído por uma nova natureza, passa a ser um “novo homem” (Efésios 4:24) com o “Espírito Santo” em sua vida (Gálatas 5:5-25). Alertamos que a mudança de mente, ou seja, de natureza não é automática. Após o novo nascimento o filho de Deus tem nele as duas realidades a natureza nova e a velha, onde uma é contra a outra. Paulo diz em Gálatas 5:16-17: "Digo, porém: Andai em Espírito (nova natureza), e não cumprireis a concupiscência da carne (velha natureza). Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis!"
Para sair vencedor neste conflito, é necessário caminhar pela nova natureza, pelo Espírito. Como o versículo diz: "Andai em Espírito, e (como consequência) não cumprireis a concupiscência da carne." A maneira de vencer a carne e sua concupiscência é caminhando no Espírito, pela nova natureza, isto é, colocando e utilizando tudo que a palavra de Deus diz em relação à nova natureza. Ao fazer isso, as obras da velha natureza estarão sendo eliminadas de sua vida todos os dias.
Mas, o que acontece quando caminhamos no Espírito? Paulo diz que produziremos frutos contrários a estes frutos da carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:19-23)
As obras da carne estão lá, mas precisamos vencer pelo Espírito, isto é, o produto da caminhada pela nova natureza. Se tomarmos o amor como exemplo, ele pertence ao fruto da nova natureza, do Espírito. Assim, o amor não é qualidade encontrada no homem velho, uma vez que ele é fruto do NOVO homem, da nova natureza. O mesmo também acontece com gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, todas elas são consideradas frutos em nossas vidas, manifestadas pela nova natureza.
Então, em qual natureza devemos escolher caminhar? Pela carne ou pelo espírito? São vários os textos que nos respondem esse questionamento. Vejamos:
Gálatas 5:16
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Gálatas 6:7-8
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
Romanos 8:12-13
“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”
Romanos 13:13-14
“Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”
Creia, o que você está passando agora são provas
que definiram em que natureza você está caminhando, mas o Espírito está sempre
lutando por sua vida e alertando para que volte e anda com Ele e na presença do
Senhor, não agradando a carne, mas agradando ao Espírito e seguindo rumo a
coroa que lhe está reservada: Desde agora, a coroa da justiça me está guardada,
a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas
também a todos os que amarem a sua vinda. (2
Timóteo 4.8)
Comentários
Postar um comentário