Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS


DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54)

Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.  Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,  para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante.

Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus 10:36, Miquéias 7:6) Em muitos casos, as dificuldades para servirmos a Deus começam dentro da nossa própria casa. O Diabo usa estas oportunidades para nos fazer desistir das promessas que Deus tem para nossas vidas. Se retrocedermos no primeiro obstáculo, nunca saberemos o sabor da vitória.

Davi segue conversando com os soldados e as palavras do pequeno pastor termina chegando aos ouvidos de Saul que o manda chamá-lo. Davi tenta animar ao Rei que ao ver aquele moço, diz: "contra o filisteu não poderás ir, tu és  ainda moço, e ele guerreiro deste a sua mocidade". (1 Samuel 17. 33). O Rei avalia aquele guerreiro pela aparência, sento necessário Davi contar sua história de pastor. Só então o Rei chama para vestir-lhe com as suas armas. Davi ao vestir as armaduras de Saul, não conseguiu se mover e decide por suas próprias armas.
A partir desse momento entramos no texto de 1 Samuel 17: 41-54, do qual tiramos dez lições importantes para nossas vidas:

1. DAVI TINHA DEUS COMO SEU ESCUDO (Salmo 18:2) - GOLIAS TINHA UM ESCUDEIRO HUMANO;
A primeira coisa que percebemos é que enquanto o  gigante Golias vai se chegando a Davi com um escudeiro adiante dele, Davi tem como seu escudeiro o Senhor dos exércitos de Israel. "Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo." (1 Samuel 17:37). O escudo é uma arma defensiva para nos proteger dos golpes do inimigo. Nosso escudo tem que ser o o. Ele é a nossa fortaleza, o nosso refúgio, socorro bem presente nos momentos de aflições. Você pode está prestes a enfrentar uma grande luta, não esqueça que o Senhor é o teu escudo, é ele que vai a tua frente. Creia, você está protegido.

2. DAVI PROCUROU O PONTO FRACO DO INIMIGO (Mateus 18:10) - NÃO MENOSPREZOU O INIMIGO - GOLIAS MENOSPREZOU A DAVI PELA SUA MOCIDADE E O AMALDIÇOOU;
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". (Efésios 6:12). Sabemos que nossos inimigos não são carnais e a forma de  o enfrentarmos é não menosprezarmos os seus ardis. O ponto fraco do inimigo é um crente forte. E qual é o crente forte? Aquele que busca a santidade, integridade, obediência a Deus, exercita a fé e o amor,  andando como bom soldado de Cristo. Você pode até está sendo menosprezado, mas creia naquele que pode te dar a vitória, não desista, creia, é Deus que vai te dar a vitória.

3.  DAVI ESTAVA AGINDO POR FÉ (Salmo 37:5) - GOLIAS CONTOU COM A VITÓRIA ANTES DO TEMPO, FOI PRESUNÇOSO, NÃO LEVOU EM CONTA O ADVERSÁRIO;
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6). Nossa fé é que nos leva a pensarmos como vencedores, a presunção não condiz com atitudes de quem serve a Deus. Golias menosprezou Davi e foi derrotado. Cuidado com a presunção. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37:5). Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. (Hebreus 11.1). Agir por fé ter firmeza naquilo que se espera e ter a prova do que não vemos. Davi viu a vitoria por fé, não se deixou levar pela presunção, pela arrogância. Aqui Davi exercitou a sua fé e Deus está lhe dando a oportunidade de fazer a mesma coisa.

4. DAVI COLOCOU SUA CONFIANÇA NO SENHOR (Isaias 26:4) - GOLIAS CONFIAVA EM SUA FORÇA E SUAS ARMAS E AFRONTOU A DEUS;
"Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26:4). Golias confiava em suas forças e suas armas e não levou em consideração que o seu adversário, afrontando o exercito do Senhor, o Deus de Israel. Quando colocamos nossa confiança no Senhor, podemos esperar que Ele nos dará a vitória. As circunstâncias podem está adversas como era o caso de Davi, mas a última palavra é do Senhor. E foi Ele que deu a vitória a Davi. A confiança em Deus é indispensável para vencermos os inimigos da vida. 

5. DAVI QUERIA HONRAR A DEUS COM A VITÓRIA (1 Crônicas 16:28) - GOLIAS HONRARIA A SI MESMO;
"Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor a glória e a honra." (1 Crônicas 16:28). Golias buscava sua glória, Davi buscava honrar a Deus com a vitória sobre o gigante filisteu. Precisamos entender, que nossas vidas são para honrarem a Deus. Se nossas atitudes não estão honrando a Deus, tem alguma coisa errada. Davi tinha posto isso em seu coração. Nossas atitudes devem horar a Deus e glorificar o seu nome.

6.  DAVI DEMONSTROU CORAGEM AO IR DE ENCONTRO AO INIMIGO (2 Samuel 22:33) - GOLIAS AO ESPERAR FOI SURPREENDIDO;
"É Deus quem me cinge de coragem e aplana o meu caminho." (2 Samuel 22:33). Essa coragem de Davi era originada na confiança que ele tinha em Deus. A coragem nos fazem sair na frente e foi exatamente isso que aconteceu. Davi foi ao encontro do inimigo e o surpreendeu. O Medo nos impede de enfrentarmos as batalhas, os inimigos de nossas vidas. Não podemos nos deixar vencer pelo medo. Precisamos confiar no Senhor em todo tempo. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! (Mateus 14:27). O Senhor é conosco. A coragem é o tempero da fé, não podemos exercitar a fé sem a coragem. Somos mais que vencedores.

7. DAVI ATIROU NO LOCAL ONDE O INIMIGO NÃO TINHA PROTEÇÃO - GOLIAS FOI SURPREENDIDO NÃO SÓ COM A ATITUDE DE CORAGEM DE DAVI, MAS TAMBÉM COM A SUA PERÍCIA EM USAR A FUNDA;
"Torna os meus pés velozes como os das gazelas e me instala nas alturas. Adestra minhas mãos para o combate e meus braços para o tiro de arco." (2 Samuel 22:34,35). Nesse momento, a perícia de Davi com a funda foi o diferencial para sua vitória sobre Golias. As vezes, não treinamos o suficiente para usarmos as armas que Deus nos dá. E quais são as armas que temos? As nossas armas não são carnais. "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." (2 Coríntios 10:4,5) Cuidado com as armas que você tem usado nas suas lutas. Use as armas que o Senhor tem lhe dado e certamente você terá a vitória. Veja os pontos fracos do inimigo que está lhe afrontando, surpreenda-o.

8. DAVI VENCEU GOLIAS COM UMA FUNDA E UMA PEDRA, USOU AS ARMAS QUE ELE JÁ CONHECIA - GOLIAS FOI AO CHÃO PELA SUA ARROGÂNCIA - (Gálatas 6:3);
"Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo." (Gálatas 6:3). Arrogância é um sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade. Esses são sentimentos que leva o crente a derrotas inesperadas na vida. Enquanto Davi usou suas armas simples para vencer o gigante, Golias agia com arrogância pensando que já tinha vencido a batalha. Cuidado, a arrogância tem o poder de enganar o arrogante. A humildade é uma arma poderosa contra os nossos adversários, aquele que age com humildade será exaltado diante de Deus. Escolha a humildade sempre.

9. DAVI CORTOU A CABEÇA DO GIGANTE COM A ESPADA QUE PERTENCIA A GOLIAS -  MAS NÃO CONTINUOU USANDO AS ARMAS DO INIMIGO, GUARDOU COMO TROFEU PELA VITÓRIA - (2 Coríntios 10:4)
"Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações." (2 Coríntios 10:4). As armas poderosas em Deus de Davi, o fez vencedor numa batalha de vitória improvável. Deus é o Deus do impossível e quando entendemos isso, enfrentamos as lutas de maneira diferente. Davi, não precisou usar uma espada, usou somente uma funda e uma pedrinha. Cortou a cabeça do gigante com a sua própria espada, mas não continuou usando as armas do inimigo, as fez de troféu para lembrar da grande vitória que Deus lhe dera. Não use as armas do inimigo.  Deus lhe muniu de armas espirituais poderosas e que devem ser usadas. 

10. A ATITUDE DE DAVI ENCORAJOU OS SOLDADOS QUE ESTAVAM COM MEDO - AS VEZES, A ATITUDE DE UM HOMEM MUDA A HISTÓRIA DA SUA VIDA, DA FAMÍLIA E ATÉ DE UMA NAÇÃO
"E enviar-vos Timóteo, nosso irmão e ministro de Deus no Evangelho de Cristo. Ele tem a missão de vos fortalecer e encorajar na vossa fé" (1 Tessalonicenses 3:2).Deus usou a vida de Davi para encorajar aqueles soldados que já estavam vencidos pelo medo. Deus pode nos usar para encorajar outros irmãos que encontram-se vencidos pelo medo. Pode ser muitas vezes dentro da nossa própria casa. O esposo, a esposa, os filhos etc. Creio, o Senhor está contido, assim como disse Saul, profetizo sobre sua vida poder do Espírito Santo, de forma que possamos vencer os medos e os inimigos que nos oprimem. Creia, Deus está contigo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q