Pular para o conteúdo principal

OS TRÊS CONSELHOS DE PAULO

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:16-18)
Tessalônica, também conhecida hoje como Salônica, é uma cidade portuária bem movimentada no nordeste da Grécia. Ela teve um papel importante na história dos cristãos do primeiro século, em especial na pregação de Paulo, o apóstolo para as nações. — (ATOS 9:15; ROMANOS 11:13). Quando Paulo chega ao final dessa primeira carta ele cita alguns conselhos dos quais queremos destacar três, que se encontram nos versículos 16-18 do quinto capítulo. 

A adoração de ídolos estimulava um clima de flagrante promiscuidade. Cabiros, deus padroeiro de Tessalônica, Dionísio, Afrodite e a deusa egípcia Ísis tinham todos algo em comum: uma adoração altamente sexualizada, cheia de orgias e bebedeiras. Relações extraconjugais e prostituição eram muito comuns. A fornicação não era considerada pecado. A sociedade tessalonicense era influenciada pela cultura romana e, seus cidadãos tinham à sua disposição os serviços de um número incontável de homens e mulheres dispostos a satisfazer todos os seus desejos; e os médicos aconselhavam que esses desejos não fossem reprimidos”. Foi por isso que Paulo alertou os cristãos em Tessalônica a ‘se abster de fornicação’ e a evitar o “cobiçoso apetite sexual” e a “impureza”. — (1 Tessalonicenses 4:3-8.)

O primeiro conselho é:
"Regozijai-vos sempre". Em meio a tudo que acontecia naquela cidade, parece contraditório se alegrar com tanta pressão contrária a fé cristã. Paulo queria chamar a atenção para uma alegria no Senhor independente das circunstâncias ou tribulações que os crentes pudessem passar. A alegria no Senhor fazia toda diferença na vida dos cristãs tessalônicos em meio a tanto pecado;

 Segundo conselho é: "Orai sem cessar". Esse conselho que paulo dar aos irmãos daquela cidade também não é fácil de entender. Como orar sem cessar em meio a tanta opressão? Nesse caso, o cristão só consegue seguir esse consenho andando no Espírito. Paulo falando ao irmãos em Gálatas diz: Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:16-18). Somente quando andamos em Espírito podemos exercitar esse conselho. A intimidade com Deus inicia na oração, falando com o Pai e buscando sua Palavra. Em quanto oramos falamos com Deus e quando lemos a Palavra Deus fala conosco. Estamos o tempo todo em oração quando conseguimos permanecer em intimidade com Ele. A oração, tem poder para levantar o caído, destruir fortalezas, restaurar famílias e salvar vidas.

Terceiro Conselho é:
 "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". Não podemos deixar de ser gratos por tudo que Deus tem feito, faz e vai continuar fazendo por nossas vidas, nossos filhos, nossas famílias e nossos ministérios.  A gratidão move o coração de Deus e nos leva a reconhecê-lo como provedor, o "Jeová Jireh" e como Senhor de nossas vidas. Não podemos esquecer que Ele é o Deus do impossível e que em diversas ocasiões nos livrou de situações desfavoráveis e nos manteve em pé. Davi diz: "Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre." (1 Crônicas 16:34).

Paulo encerra o terceiro conselho dizendo que dar graças é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco. É vontade de Deus, é desejo dele. Queremos sempre ser alvos da graça, mas não queremos ou lembramos de sermos agradecidos. Dê graças por sua vida, pelos seus filhos, pela sua família, pelos seus amigos, pela sua igreja, pelos seus bens, pela sua saúde e por tudo que o Senhor tem feito por sua vida. Lembre: Nenhum cabelo cai da sua cabeça sem que o Senhor saiba. É ele quem nos dar o fôlego de vida todos os dias. Não pense que Ele esqueceu de você. Ele nunca esquece daqueles que o buscam com alegria, oração, obediência e gratidão pelas bênçãos recebidas. Se você continuar lendo o restante do texto do capítulo, vai perceber outros conselhos que edificam a vida do Cristão. SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS.


Se você foi edificado com esta reflexão, COMPARTILHE e ajude outros que necessitam também desta palavra.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q