Pular para o conteúdo principal

AMOR E SEXO - O QUÊ CANTARES NOS ENSINA


No contexto das escrituras cristãs, Cântico dos Cânticos é único por celebrar o amor sexual. Ele dá "voz para dois amantes que se elogiam e se desejam com convites para o prazer mútuo" Os dois se desejam e estão felizes em sua intimidade sexual. As "filhas de Jerusalém" formam um coro para os amantes, funcionando como uma audiência cuja participação nos encontros eróticos dos amantes facilita a participação do leitor. A tradição judaica o interpreta como uma alegoria da relação entre Javé e Israel A tradição cristã, além de apreciar o sentido literal, de uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpretou também o poema como uma alegoria de Cristo e sua "noiva", a Igreja Cristã. ( Wikipedia )

Na noite de núpcias, o marido aproveita e elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união. Iremos listar versículos que retratam a voz dos dois amantes de uma maneira que inspira a relação a dois:

1. O QUE A NOIVA FALA PARA O SEU NOIVO

Que os seus lábios me cubram de beijos! O seu amor é melhor que o vinho (1.2).

Leve-me com você! Vamos depressa! Seja o meu rei e leve-me para o seu quarto (1.4).

O meu amado têm cheiro de mirra quando descansa sobre os meus seios (1.13).

A grama verde será a nossa cama; os cedros serão as vigas da nossa casa, e os pinheiros serão o telhado (1.16-17).

Eu me sinto feliz nos seus braços e os seus carinhos são doces para mim. Ele me levou ao salão de festas e ali nós nos entregamos ao amor. Tragam passas para eu recuperar as minha forças e maçãs para me refrescar, pois estou desmaiando de amor. A sua mão esquerda está debaixo da minha cabeça, e a direita me abraça. Mulheres de Jerusalém, prometam e jurem... que vocês não vão perturbar o nosso amor (2.3-7).
É doce beijar a sua boca, e tudo nele me agrada (5.16).

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu (6.3).

Venha querido, vamos para o campo; vamos passar a noite nas plantações de uvas... Ali eu lhe darei o meu amor (7.12).

O amor é tão poderoso como a morte; e a paixão é tão forte como a sepultura. O amor e a paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso. Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio afogá-lo (8.6-7).

2. O QUE O NOIVO FALA PARA SUA NOIVA.
 

Você é tão bela, minha querida, como os animais da carruagem de Faraó. O seu rosto é lindo no meio das duas tranças; como é formoso o teu pescoço enfeitado de colares (1.9-10).

Venha comigo, minha querida. Você está escondida como uma pomba na fenda de uma rocha. Mostre-me o seu rosto; deixe-me ouvir a tua voz; pois a tua voz é suave, e o seu rosto é lindo (2.13-14).

Os seus dentes são brancos como ovelhas com a lã cortada, que acabaram de ser lavadas. Nenhum deles está faltando, e todos são bem alinhados. Os seus lábios são como uma fita vermelha, e a sua boca é linda... Os seus seios parecem duas gazelas, são como dois veados gêmeos, pastando entre os lírios (4.2-5).

Com um só olhar, minha noiva, meu amor, com uma só pérola do seu colar, você me roubou o coração. Como são deliciosas as suas carícias, minha namorada, minha noiva!... Os seus lábios têm gosto de mel, minha querida (4.9-11).

Pode haver sessenta rainhas, oitenta concubinas e muitas moças; mas eu amo somente uma, aquela que é perfeita como uma pomba (6.89).

Eu estou tremendo. Você me deixou ansioso para amar, tão ansioso como um condutor de carros de guerra para entrar na batalha (6.12).

As curvas do seus quadris são como jóias, são trabalhos de um artista...Você é tão graciosa como uma palmeira; os seus seios são como cedros e tâmaras. Vou subir na palmeira e colher os seus frutos. Os seus seios são para mim cachos de uvas. A sua boca têm o perfume das maçãs, e os seus beijos são como vinho delicioso (7.1-9).

3. REFLEXÃO SOBRE O LIVRO

Percebemos um texto que faz uma reflexão entre uma noiva e um noivo que tem uma representação muito interessante e alguns intérpretes da Bíblia vêem em Cantares de Salomão uma forma simbólica de Cristo e Sua igreja. Cristo é visto como o rei, enquanto que a igreja é representada pela sulamita. Apesar de acreditarmos que o livro deve ser entendido literalmente como uma representação do casamento, existem alguns elementos que prenunciam a Igreja e seu relacionamento com o rei, o Senhor Jesus. Cantares 2:4 descreve a experiência de cada crente que é procurado e comprado pelo Senhor Jesus. Estamos em um local de grande riqueza espiritual e somos cobertos por Seu amor. O versículo 16 do capítulo 2 diz: "O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios." Aqui está uma imagem não só da segurança do crente em Cristo (João 10:28-29), mas do Bom Pastor que conhece as Suas ovelhas – Seus seguidores – e dá a Sua vida por nós (João 10:11). Graças a Ele, não somos mais manchados pelo pecado, tivemos nossas "manchas" removidas pelo Seu sangue (Cantares 4:7, Efésios 5:27).

4. LIÇÕES PARA NOSSAS VIDAS

Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado. Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento:

1) Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge.

2) Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido.

3) Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal.

4) Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q