Pular para o conteúdo principal

SINAIS DA TRAIÇÃO - O QUE A BÍBLIA DIZ?

A traição é um dos assuntos mais relevantes nos vários segmentos da sociedade. Um dos mandamentos mais polêmicos que é o sétimo mandamento: “não adulterarás” (Deuteronômio 5:18). A traição só se estabelece onde o compromisso do casal é corrompido. É um pecado muito sério, que destrói relacionamentos, projetos, sonhos e famílias. Nesse momento, o casamento que é uma aliança sagrada onde duas pessoas que prometem ser fiéis um ao outro até a morte, perante Deus e os homens, é abalado e tem levado destruição em todos os aspectos a todos que fazem parte da família. A traição quebra essa aliança e desrespeita o cônjuge, os filhos e Deus. É um ato detestável a Deus.

Para que o ato aconteça existem alguns sinais que denunciam que a traição pode está acontecendo. Vejamos:

1 – A necessidade repentina de um espaço individual. Antes, o casal compartilhava tudo, saíam sempre juntos, o tempo todo. De uma hora para outra, surge esse desejo de estar com os amigos, de ter mais liberdade. O cônjuge torna-se "persona non grata" em certos ambientes, ou seja, não é bem-vinda. Inicia um processo egoísta nas atitudes em relação ao outro. A Bíblia diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16:18). A Soberba e a Altivez entrou no relacionamento para levá-lo a ruina.

2 – As reuniões no trabalho se intensificam, os horários se estendem até mais tarde e o fim de semana muitas vezes é incluído nessa agenda “atribulada”. A Bíblia diz: A mentira passa a fazer parte nas desculpas que são apresentadas ao cônjuge. "Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão." (Salmos 52:3)

3– O interesse por roupas ou objetos novos aumenta. É comum o companheiro chegar em casa entusiasmado com produtos modernos e muitas vezes mais caros do que comprava habitualmente. A vaidade passa a ser prioridade presente nas coisas que antes não tinha importância, bem como, naqueles que tem importância para o uso. A Bíblia diz: "Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa." (Jó 15:31)

4 – Amigos antigos são resgatados. E os encontros com eles tornam-se frequentes. Obviamente o cônjuge não faz parte desse compromisso. Os velhos costumes são reavivados com mais intensidade. A Bíblia diz: "Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia."(Provérbios 26:11) 

5 – A irritação e o estresse passam a fazer parte do seu dia a dia. O cônjuge não consegue ter a mínima paciência para ouvir o outro, para estar perto dele. "Na vossa paciência possuí as vossas almas." (Lucas 21:19). A impaciência denuncia que tem alguma coisa errada.

6 – O cônjuge também pode mudar bruscamente de comportamento: pode mostrar-se mais amável do que o normal, carinhoso, afetuoso, generoso. Se nunca comprava presentes, agora é o próprio Papai Noel!. A Bíblia diz: "Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano." (Provérbios 26:24). Atitudes dissimuladas com o interesse de enganar o cônjuge e fazê-lo pensar que está tudo as mil maravilhas. Ledo engano.

7 – O celular tornou-se motivo de constrangimento para o seu companheiro. O que antes era algo natural, hoje o toque do aparelho o deixa nervoso(a). Ele prefere atender à chamada sem ninguém por perto. "O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura." (Provérbios 14:29)

8 – Ligar para o marido ou esposa fora do horário do expediente é inútil; ele(a) dificilmente atende às chamadas.A Bíblia diz: "Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus." (Eclesiastes 8:2). Ficam tão cegos que não consideram a Deus nem a seu cônjuge.

9 – Houve uma variação no desempenho sexual do seu parceiro. Em alguns momentos ele se mostra desinteressado do sexo por estar ocupado ou muito cansado; em outros, comporta-se de maneira afoita, como se quisesse provar algo, talvez um falso desejo, para que o cônjuge não desconfie da traição.A Bíblia diz: "Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse." (Judas 1:16).  O desinteresse brota de todos os lados com o fim de evitar que algo aconteça na intimidade.

10  –  As preferências por perfume, música, programas televisivos vêm mudando radicalmente. Da fragrância amadeirada para a selvagem, do estilo clássico para o pop, dos telejornais para os esportivos. Essa diferença toda de uma hora para outra é muito estranha. A Bíblia diz: "E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas." (Salmos 106:15). Nesse caso, os desejos são mudados, as preferências são mudadas, os estilos são outros. Esses desejos são contrários a Deus e trazem sequidão, magreza para a alma.  

11 – Há quem comece a considerar o custo de vida alto demais e insista com a família para que se faça economia. Já que ele(a) está precisando gastar muito fora. A Bíblia diz: "Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde." (Eclesiastes 10:19). Salomão de forma direta fala para que serve o dinheiro. Geralmente, é para estas coisas que o cônjuge que está quebrando aliança, quer poupar o dinheiro. Não gasta em casa, mas gasta nas orgias e em outras coisas fora do relacionamento.

12  –  Aquele que está traindo tem a preocupação em apagar as mensagens trocadas com o outro pelo celular, e-mail, whatsapp.… Portanto, tentar “descobrir” a infidelidade do cônjuge  através desses recursos não é a solução para o seu casamento. A Bíblia diz:"Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano." (Provérbios 26:24). A infidelidade leva o cônjuge a dissimulação, esconde o engano de forma cega. O pecado cega o homem e o atrai. A Bíblia diz: "Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites." (Provérbios 1:10). 
Não se deixe enganar, aqui tem pistas suficientes para você identificar o problema e buscar solucioná-lo com inteligência, não esquecendo que o cordão de três dobras não se quebra facilmente. Jesus tem que ser a terceira dobra em seu relacionamento. Não queira resolver pelas suas forças, mas se utilize do Espírito Santo, da Oração e da Palavra para vencer essa batalha.

Foi eu que trai, quero voltar, o que devo fazer? 

Quem comete a traição precisa se arrepender e parar de trair. O que fez foi muito errado e poderá ter muitas consequências negativas. Mas Deus perdoa quem se arrepende e dá uma segunda chance. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 João 1:9,10).

Quando uma pessoa se arrepende de sua traição, o mais correto será pedir perdão ao seu cônjuge e à pessoa com quem adulterou. Sempre que possível, é bom procurar reconciliação com o cônjuge, especialmente se tiverem filhos. Isso é muito difícil e doloroso mas é a coisa mais correta a fazer. A Bíblia  diz:"Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:6). Reconhecer os  erros cometidos leva a saúde da alma e endireita os caminhos na presença de Deus.

Fui traído(a), que devo fazer?

O mais importante é perdoar. Uma traição é uma coisa terrível que nunca deveria acontecer e a pessoa traída tem todo direito de se sentir triste e zangada. Mas se a pessoa guardar rancor, isso só vai destruir sua vida. Liberar perdão é muito importante para seguir em frente. O Senhor diz: "Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas." (Marcos 11:26). O próprio Jesus fala sobre esse processo do perdão e aconselha a perdoarmos, é uma condição para podermos ser perdoados, caso contrário, iremos para o inferno pela falta de perdão. Davi entendeu isso direitinho e não esperou o que havia de acontecer, correu para os braços do pai e pediu-lhe uma nova chance. Ele diz: "Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. (Marcos 11:26)

Concluindo, entendemos que o casamento é muito importante. Se a pessoa que traiu se arrepender e quiser consertar o relacionamento, é bom dar uma segunda chance. Mas se realmente não der certo, Deus permite o divórcio em caso de infidelidade, pela dureza do coração do homem. "Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério." (Mateus 5:31,32)

Ele não quer ver ninguém preso dentro de um relacionamento humilhante e doloroso, mas quer consolar e restaurar sua vida. "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado". (Isaías 61:1-3).

Esse é o desejo do Pai, avalie, considere as consequencias e creia que o Senhor nos chamou para vencer. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus o nosso Senhor. A Bíblia diz: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37). Ele vai restaurar a sua vida, a sua família. Ele irá restaurar a sua sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q