Pular para o conteúdo principal

SENSO DE JUSTIÇA. SERÁ QUE PRATICO?


E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. (1 Pedro 3:8-12)

O que é Senso de justiça:

S.f. Virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete: praticar a justiça.  Direito: ter a justiça a seu lado. Ação ou poder de julgar alguém, punindo ou recompensando: administração da justiça.
Na atual conjuntura que vivemos, não é tão fácil entendermos o que é senso de justiça sem termos os parâmetros da Palavra de Deus. O termo "justiça" ganhou várias conotações pejorativas. Em muitos casos, a justiça, o senso de justiça, depende muito de quem está julgando. Se um bandido mata um cidadão, geralmente o senso de justiça empregado em sua grande maioria é que este assassino deveria morrer e não que ele deveria ser preso. Se um pai de família desempregado em extrema necessidade é pego roubando um saco de pão em um supermercado, alguns irão dizer que isso é besteira, deve se deixar pra lá, pois é um pai desempregado, enquanto outros irão dizer que ele deve ser preso e pagar por seu erro. Então temos um assassino e um pai que roubou pão para alimentar os filhos. Se alguém toma emprestado um valor de alguém e depois não paga, como deve ser julgado? Qual seria a decisão correta a tomar nos três casos? A lei diz que o assassino deve ser julgado e condenado, bem como o pai que roubou o pão também, e o que pede emprestado deve pagar, e pagar com juros o que foi emprestado. E você, o que diz? E a Bíblia o que diz? Antes de buscarmos entender o que a Bíblia diz, precisamos entender também o que é ser justo. O Justo é aquele que é imparcial, reto, íntegro e correto. De uma maneira simples, o justo não pode ser frouxo e nem pode ser apertado. Quando queremos tirar vantagem indevida estamos apertando e quando somos omissos estamos afrouxando.  O justo como a própria definição diz, deve ser imparcial, ajustado.

Veja que exemplo bíblico de senso de justiça: "Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha e o largar para comer em campo de outrem, pagará com o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha." (Êxodo 22:5)


Vemos que nesse texto, é ensinado a reparação de um favor com o melhor que você possa ter. Tenho esperança que venhamos ter um novo tempo, diferente da cultura distorcida que vivemos atualmente, onde a injustiça e a vantagem prevalece.  Tudo que fizermos contra o nosso próximo, estaremos sendo contrario a Deus e como servos de Deus precisamos reparar os danos que fizemos, se quisermos ir para o céu. Muitas vezes agimos sem senso de justiça até com as pessoas que são da própria família. Dentro de um contexto social mais amplo, podemos incluir, amigos, padrões, empregados, fornecedores, clientes e até os nossos inimigos.

O apóstolo João em sua primeira epístola diz: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (
1 João 3:16-24)

Segundo a Palavra expressa por João, o Amor deve fazer todo diferença ao exercitarmos o senso de justiça. Quem ama, não consegue ver seu irmão passando fome e ficar quieto. Esse ato diz quem somos de verdade, onde está o nosso coração, e é esse próprio coração que age como juiz e nos condena quando agimos de forma indevida. Para fazermos o que agrada a Deus com relação ao senso de justiça, precisamos andar em obediência, crermos no nome de JESUS e amarmos uns aos outros, só assim, sabemos que o Senhor está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

O amor e a obediência a Deus beneficia todas as nossas gerações. "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
"(Êxodo .20:6). Nós como cristãos, devemos viver direcionados pelo amor a Deus e o amor ao próximo. Em um certo momento, um Doutor da Lei perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:36-40).  

Amar também é perdoar, só somos justos porque recebemos a justificação através do perdão dos nossos pecados pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário, pelo sangue de Jesus derramado por nossas vidas para nos remir.

"Enquanto tiver um fôlego de vida em um homem, o Senhor está disposto a perdoá-lo". (Pr. Everaldo Silva).

O Amor constrói pontes e abre portas. As coisas que vemos nos filmes e nas novelas, não passam de sugestões maliciosas de praticas do mundo que servem de sugestões para os disponíveis. Novelas, são verdadeiros "Nós+Velas", são distrações que o maligno usa para desviar a atenção dos justos daquilo que é realmente importante, que é o amor a Deus e ao próximo. Isso é senso de justiça.

Pr. Everaldo Silva diz: Todo crente irado ainda não foi transformado.
Aquele que tem o senso de justiça, não pode se deixar levar pelos pensamentos e práticas que desagradam a Deus. Deus nos ama e a Palavra diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". (João 14:21-23).

Concluindo, confesso que esse tema mexeu muito comigo e entendo que o senso de justiça caracteriza-se pela transformação da mente, do caráter do homem através do amor e da obediência a Palavra de Deus, não esquecendo que isso inclui o presidiário, a prostituta, o homossexual, o viciado, entre outros. Não há acepção de pessoas, devemos amar mais e perdoar mais para que 
"os olhos do Senhor estejam sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações". Se o Espírito Santo moveu seu coração com esta Palavra, corra para os braços do Pai, e deixe o Senhor fazer morada em sua vida. Jesus está sempre disposto a mudar a história de um homem arrependido. Aproveito para pegar carona na frase de Rui Barbosa e dizer que "NÃO HÁ NADA MAIS RELEVANTE PARA A VIDA CRISTÃ, DO QUE A FORMAÇÃO DO SENSO DE JUSTIÇA, ATRAVÉS DO EXEMPLO DE CRISTO JESUS."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q