Pular para o conteúdo principal

CURA - UM TOQUE DIFERENTE

Quando lemos Mateus 9:19-22 e Marcos 5:25-34, vamos ver Jesus que estava vindo de Gadara, uma das cidade de Decápodes, região de dez cidades, onde parte da população era judia, mas prevalecia a cultura helenística, ou seja, grega. Nesse lugar curou o endemoninhado gadareno que tinha legiões de demônios. Desceu do barco em  Cafarnaum, cidade onde morou por um período de tempo e foi para a sua própria casa. No caminho trouxeram um paralitico e Ele o curou, passou ainda por uma coletoria e chamou Mateus para o Seguir e este o seguiu, claro que a multidão o acompanhava e estando em casa sentou a mesa com publicanos e pecadores, atitude que mexeu com os fariseus, que não comiam com esse tipo de gente.

Nesse momento, estavam na casa de Jesus os discípulos, os publicanos, pecadores, fariseus, os discípulos de João e um chefe (Jairo) Marcos 5.22, Lucas 8.41, que era chefe da sinagoga local e o convida para que Jesus imponha a mãe sobre sua vida que estava morta e Jesus levanta e vai até a casa daquele homem. Nesse momento, Jesus deixa a mesa e vai até a casa de Jairo. Não só os discípulos o seguiam, mas a multidão continuava o acompanhando, até que surge um toque diferente nas vestes do Mestre.

A SITUAÇÃO DA MULHER


Ela vinha sofrendo por 12 anos de uma Hemorragia causada por uma irregularidade menstrual, que além do sofrimento físico a colocava numa condição cerimonialmente imunda, e todos quantos a tocassem tornar-se-iam imundos também (Levitico 15.25). Já tinha passado nas mãos de muitos médicos, gastado tudo que possuía, não tendo proveito de nada, indo de mal a pior.  Esta é a provável razão porque ela se aproximou de Jesus por trás, para não ser vista. Tinha ouvido a fama de JESUS e naquela época o mundo antigo cria que um lenço, avental, ou até a sombra de um curandeiro comunicassem saúde (Atos 5.15; 19.12).  No instante em que a mulher tocou a orla das vestes de Cristo, ela foi curada, mas Ele não permitiu que fugisse sem dar maior esclarecimento do incidente.
Essa mulher tinha consciência da sua situação, ela sabia qual era a sua doença, sabia como estava prejudicada pessoalmente e socialmente e precisava de uma cura.

Quantos de nós estamos agora doentes, sabemos os prejuízos que a doença tem trazido para nossas vidas e não tomamos atitudes nenhuma e continuamos alimentando essa doença? Doenças que não necessariamente são físicas, mas doenças espirituais, ocasionadas por pecados não confessados, pecados ocultos que nos tornam imundos diante de Deus. Qual é o seu fluxo de sangue? Você sabe a sua situação? Mas será que você quer a cura? Pense nisso.

A PERGUNTA DE JESUS


Ela já sabia de Jesus, "Se eu apenas lhe tocar as vestes ficarei curada", a fé daquela mulher que receberia o milagre da cura foi algo impressionante, havia um forte desejo, uma forte confiança que em JESUS estava a solução para o seu problema. E você, como está a sua fé? Será que você consegue ver Jesus como aquele que pode curar suas feridas, sua enfermidade?

Quem me tocou? (30). Há duas razões para tal pergunta:
Primeiro, Ele desejava informar-se. Embora Jesus fosse cônscio do fato que o poder saíra de si, queria saber quem o havia tocado; Jesus nos identifica quando tocamos nEle, quando recebemos a cura, quando recebemos um milagre, Ele se interessa por cada um de nós, basta confiarmos nEle. A mulher recebeu a cura de forma imediata. Jesus continua o mesmo, pode curar não só as enfermidades físicas, mas as da alma.

Em segundo lugar, Ele queria animá-la a dar uma franca confissão (Romanos 10.9-10). A fé é o centro do milagre. A impaciência dos discípulos serve para nos revelar que há um mundo de diferença entre o contato geral com Jesus, e o contato individual obtido pela fé, que resulta da profunda convicção de necessidade pessoal do Seu poder para efetuar um milagre.

A RESPOSTA DOS DISCÍPULOS


Vês que a multidão te aperta e ainda perguntas: Quem me tocou? Mesmo com a resposta dos discípulos, Jesus procurou saber quem o tocara. Muitas vezes pessoas existem pessoas que não estão atendas ao milagre que Jesus poder fazer em nossas vidas e terminam sendo barreiras quando não firmamos nossa confiança no Senhor. Quantos são vitimas de palavras lançadas que nos levam a duvidar daquilo que Deus pode fazer em nossas vidas? Mas, quando temos nossa fé firmada no Senhor, independente de onde estamos ou como estamos Ele nos olha, nos identifica e nos abençoa.

Quando reconhecemos pela fé que o Senhor é aquele que pode mudar nossa história, nos prostramos como fez aquela mulher, a bíblia diz: "Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade." (Marcos 5:33). Quando tememos e dizemos a verdade para o Senhor o milagre acontece. Hoje, só você pode tocar o Senhor como aquela mulher fez, hoje você pode adorar e prostrar-se diante dEle, esse momento é um momento de cura na sua vida. Talvez a sua cura não seja física, mas Jesus também cura as doenças da alma. Você pode ter uma pessoa que foi ferida por palavras ou atitudes. Pode ter sido traída e a dor é muito forte. Mas, Jesus também pode curar estas feridas e escrever uma nova história em sua vida. Creia, Ele é fiel, mesmo que não tenhamos sidos fiéis. JESUS TE AMA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q