Pular para o conteúdo principal

DESPERTANDO DO SONO

O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei. Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz. Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13:10-14)
O apostolo Paulo, nesse texto fala do amor como fonte de cumprimento da lei e de amor ao próximo. Chama a atenção para que possamos "compreender o tempo que vivemos". Podemos nos perguntar: Que tempo nós vivemos? Que tempo é esse? Que momento é esse que estamos vivendo? Paulo, tem resposta para essas perguntas, que são as mesmas que muitas vezes nos fazemos em meio as circunstâncias que enfrentamos, muitas vezes por que somos confrontados não somente por pessoas, mas somos confrontados pela vida. Corremos de um lado para o outro e não percebemos onde e como estamos crescendo, nem tão pouco para onde estamos indo. Esquecemos de traçar objetivos claros e palpáveis, e caminhamos todos os dias sem direção, porque qualquer caminho serve. Não é dessa forma que temos que andar. Ele diz: " ei chegou a hora de despertarem do sono".

 Existe um olhar intrigante do apostolo que nota a necessidade das pessoas que estão dormindo de se posicionarem de uma nova forma, de acordarem, de buscarem outros horizontes. "Acordem", a nossa salvação está mais próxima do que pensamos.  A noite vai passar e vem um novo dia, ou seja, esse período de escuridão vai passar, as bençãos de Deus estão próximas, estão chegando, não se desesperem, o Sol da Justiça vai iluminar, e onde o Sol da Justiça está não tem trevas nenhuma, não pode haver trevas nenhuma. "Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral." (
Malaquias 4:2 ).

Paulo, discerne que quando a noite acaba e o dia vem, nós temos que "deixar de lado as obras das trevas (que fazem parte das noites escuras da vida) e nos vestir com a armadura da luz (mudança de mente, metanóia). Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
(Romanos 13.12-13) Quando entendemos esse processo de mudança, passamos a expressar novas atitudes, nova fala, começamos a ver outros horizontes que não conseguíamos ver devido as trevas que nos impediam e passamos a utilizar a armadura da luz como novas criaturas.

O novo momento, é de revestimento do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas, novos pensamentos, de forma que não fiquemos premeditando como satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13:14), mas procurando expressar os frutos dos Espírito que  é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (Gálatas 5:22-25).

Esse é o direcionamento de Paulo para todos que se renderam ao Senhor e esperam nEle. Tenha certeza que haverá um novo dia, tudo aquilo que Deus lhe prometeu virá. Se hoje o momento e tenso, escuro, saiba que aquele que prometeu é fiel para cumprir a sua Palavra. Se houve alguma perda, encare como prova e não como dano, pois um novo dia virá e você vai entender porque teve esses momentos difíceis. "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais." (Salmos 30:5-6). Desperte, creia, vem um novo tempo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q