Pular para o conteúdo principal

COMO LIDAR COM AS FORTALEZAS DA MENTE - PARTE 1

“Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínios (sofismas) e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo..” (2Coríntios 10.3-5)

O cérebro humano é um mundo de possibilidades. Existem mistérios insondáveis neste pequeno espaço vital de nosso corpo. “Com aproximadamente 100 bilhões de neurônios, células nervosas cerebrais, onde cada um desses neurônios pode fazer entre mil e várias centenas de milhares de sinapses, que é uma região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular, logo o seu cérebro é capaz de produzir cerca de 1.000 trilhões de conexões.... Imagine, tudo isso está ligado e se agita em um tráfego de pensamentos, impressões, anseios, conflitos, preocupações, curiosidades e intenções.
Se fisicamente essa pequena parte de nosso corpo é tremendo e misterioso, imagine o que realmente representa esse lugar espiritualmente? Não só a vida e a morte física são comandadas por esta máquina perfeita. A espiritual também. Vamos procurar entender como isso acontece.
PRIMEIRO TEMOS QUE SABER QUEM CONTROLA NOSSA MENTE

A mente é o campo principal de batalha dos Filhos de Deus. É onde decidimos se andamos em vitória ou em derrota, se somos vencedores ou derrotados, se andamos em santidade ou na carne, se o corpo será sadio ou enfermo. Aquilo que ocupa o maior tempo em sua mente será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o Diabo. Todo cristão deve buscar identificar quem controla a sua mente, porque quem controlar sua mente, terá poder de influência sobre todo seu ser. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.”(Provérbios 4.23).
Deus nos deu a capacidade de pensar, refletir e criar. Com a queda do homem, a mente foi contaminada com o mal. O pecado a corrompeu. Quando nascemos de novo em Cristo, a nossa mente passa a ter a influência maravilhosa e vital do seu Espírito, que passa a nos conduzir com uma nova mentalidade. Somos transformados pela renovação da nossa mente.  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (I Coríntios 2:16)

Em I Coríntios 2, o verso 16 termina com a frase: "Nós, porém, temos A MENTE de Cristo". Não o cérebro de Cristo, mas Seus pensamentos, Seu poder e força. Com as nossas escolhas diárias, determinamos se viveremos sob a influência e domínio de Cristo ou do Diabo. Há duas leis em funcionamento na vida dos que servem a Deus: a de vida e a de morte. Enquanto a lei do Espírito vivifica, a lei do pecado mata e leva-nos a destruição. Porque a inclinação para a carne é morte, mas a inclinação para o espírito conduz à vida e paz.” (Romanos 8.6)
Muitos dos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganhado a batalha em sua mente. Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem levantando em nossas mentes. “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças”. (Marcos 12.30)
Temos que prestar atenção à situação de nossa mente. É impossível poder amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade.  Não haverá progresso se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus. De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus. “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. (Tiago 1.8).  O homem de mente dobre é um homem com mente dividida. A inconstância espiritual que observamos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida. Com uma parte tenta agradar a Deus e, com outra, tem comunhão com o sistema do mundo. “A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más”. (Colossences 1.21).
Paulo nos diz, antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus. O que o homem faz é conseqüência do seu pensamento. “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”.(Gênesis 6.5). Embora todos os que crêem e são comprometidos tenham sido reconciliados com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus. Se queremos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar. “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais”. (Efésios 2.3). Existe uma verdade incontestável: Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo, por isso, “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. (Colossences 3.2).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q