Pular para o conteúdo principal

AS FORTALEZAS ESPIRITUAIS PODEM SER DESTRUÍDAS - PARTE 5

Paulo nos dá ciência que a luta se trava nas regiões celestes contra seres espirituais, mas, precisamos ser conscientes para lidar com as Fortaleza espirituais: “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” (Efésios 6:12).  “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12.2). Precisamos entender algumas etapas nesse processo:

Primeira: Localizar e identificar as Fortalezas espirituais
 - Para isso, precisamos de muita humildade para reconhecer nosso ser miserável, e principalmente, reconhecer que temos em alguns momentos sido vencidos por um inimigo plantado em nossas mentes.  Onde achamos que somos mais fortes, é ali que freqüentemente se instalam as fortalezas espirituais. É que onde nos achamos forte, é justamente o lugar onde menos vigiamos, portanto, o mais atacado. (Ler 1 Coríntios 10.12). Somos fracos onde mais confiamos em nós, e menos em Deus. Essa era a realidade da Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3.14-21). A Igreja se achava independente, tão auto-suficiente que era incapaz de localizar e identificar suas Fortalezas Espirituais. Do lado de fora, Jesus batendo na porta querendo entrar (Ap.17-19). As vezes nos encontramos com a síndrome de Laodicéia.


Segunda: Submeter-se à Cristo - 
Comprometa-se a confrontar toda a argumentação mental, todo o raciocínio, toda a dedução, toda acomodação ao pecado.  Leve ao tribunal da palavra de Deus. Ali toda a pretensão se desfaz. Todos os sofismas caem por terra. Cristo é a única verdade, o único caminho. Só ele nos leva à vida! (João 14.6)


Terceira: Destruir as fortalezas espirituais - Há uma única maneira de destruir essas fortalezas: Paulo em Romanos 12.1-2 fala da renovação da nossa mente. Uma vida submetida à Cristo, como conseqüência de uma vida vivida em verdade, tem uma mente renovada, uma vida de oração, jejum, e exercício e meditações da Palavra, para poder compreender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas. Tudo aquilo que não é conforme a Palavra de Deus, tudo aquilo que não passar de sofismas, mentiras distorcidas em forma de verdade, devem ser destruídas imediatamente e retiras daquilo que faz parte da nossa mente.


Qual o objetivo de Satanás ao manter fortalezas na mente do cristão?

• Não deixá-los amadurecer espiritualmente e emocionalmente – nunca sai do leite para alimentos sólidos;
• Crença na existência e poder de Deus; na veracidade de sua palavra, mas não tem submissão verdadeira a Ele;
• Distorção das Escrituras;
• Levá-los a rebeldia contra Deus e Sua Palavra;
• Causar contenta entre os irmãos, através de fofocas e discussões frívolas;
• Matar, roubar e destruir a vida do Cristão. 

E principalmente, a não percepção dos desvios graves de caráter: disseminação de conflitos, divisões, rebelião, incredulidade, orgulho, crítica, ódio, pornografia, prostituição, medo de não ser aprovado, sentimento de culpa, auto-condenação, rejeição, engano, não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus e não tem autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo. “Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.” (Marcos 7.21-22)


Concluindo, quero fazer algumas indagações: Será que em minha vida, há alguma fortaleza me impedindo de ver as maravilhas que Deus quer para minha vida? Será que tenho sido usado, para através de sofismas, inflamar ou distorcer a verdade? Será que estas fortaleza estão atrapalhando meu casamento? afastando dos filhos? Será que estão me afastando de Deus? Não me deixam perdoar, amar o meu próximo? Não estão deixando você acreditar na cura de Deus? Na Libertação? Qual sempre foi a intenção do inimigo ao construir fortalezas na mente dos Filhos de Deus? Controlar suas mentes e congelar seus corações a tudo que se refere a Deus.


Temos que lutar contra os reflexos desses ataques em nossas MENTES, na mente da igreja, que tem levado ao corpo de Cristo a não manifestar o PODER de Deus, o AMOR de Deus, a VERDADE de Deus e consequentemente o não entendimento da vida e daquilo que Deus tem e quer para nós, nossas famílias e ministério, e isso porque ficamos presos a sofismas e distúrbios na mente e não conseguimos ver as promessas celestiais. Deus tem o melhor para todos nós.

Como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (…) Pois nós temos o pensamento de Cristo.’ (1Cor 2, 9.16). Ao prometer derramar seu Espírito Santo sobre os discípulos no dia de Pentecostes, Jesus afirmou que uma de suas tarefas seria dar ‘força’ ou ‘poder e autoridade’ (At 1. 8) àqueles que seriam suas testemunhas. Receberiam então um espírito de decisão e de vigor, de equilíbrio e de visão espiritual, para estar capacitados a manifestar a glória de Deus.

TOMANDO POSSE DOS PENSAMENTO DE CRISTO. (1Cor 2.16)

Neste caso, a tarefa do Espírito Santo é abrir nossas mentes e preenchê-la com os pensamentos da mente de Cristo, juntamente conosco. É semear nossas mentes, alimentá-las, com pensamentos e imagens que sejam segundo os planos e a vontade de Deus para nós. Já temos a mente de Cristo em nós, segundo diz a Palavra, porque o Espírito Santo, que conhece as riquezas da sabedoria de Cristo, reside em nós e compartilha com nosso espírito humano tudo aquilo que recebe de Cristo.

Por isso você podemos dizer: O Espírito de Deus, que conhece todas as riquezas de Deus, mora em mim e revela ao meu interior a sabedoria e os pensamentos de Cristo. Em nome de Jesus, submeto minha mente ao Espírito de Cristo. Em nome de Jesus, ordeno a todo pensamento confuso, a todo raciocínio mentiroso, a todo esgotamento mental, que seja desvendado agora e seja vencido pela paz e pela retidão dos pensamentos de Cristo, que pelo Espírito Santo, já estão à minha disposição. ‘Eu tenho a mente de Cristo em mim! Aleluia!’


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q