Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DE "MANEJAR BEM A PALAVRA DA VERDADE" – II TM. 2:15

A importância e o objetivo da Palavra são proferidos pelo próprio Deus aos instruir Moisés: “Disse mais o Senhor a Moisés: escreve estas palavras, pois conforme o teor destas palavras fiz aliança contigo e com Israel” (Ex. 34:27). A Palavra de Deus é a Verdade Suprema.

a) É por ela que conhecemos como o mundo foi formado; sabemos a origem de todas as coisas criadas por Deus; a Palavra é um dos meios da revelação de Deus aos homens.
b) É pela Palavra que conhecemos a respeito da nossa queda e também do meio de redenção em Cristo; c) Por ela somos instruídos no conhecimento de Jesus Cristo; e ouvindo-a somos despertados na fé para a salvação (Rm. 10:17).
d) A Palavra de Deus é de profundeza imensurável (Rm. 11:33), revelada pelo Espírito Santo (ICo. 2:10).

Deus sempre escolheu homens para propagarem a Sua verdade ao mundo. Ele poderia ter escolhido os anjos, pois para isso atentavam (I Pe. 1:12), mas ele preferiu homens, a Sua escolha é soberana. Por mais que sejamos falhos, tenhamos pecado, somos profundamente limitados e para Ele isso não importa, ele nos escolheu, nos chamou para salvação e para o serviço, nomeando-nos para darmos frutos no Seu reino.

1. UMA RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE

Essa recomendação exortativa é aplicada diretamente a todo aquele que deseja ou está inserido como ministro do Evangelho (ITm. 3:1-2), que tem amor por Deus, por vidas e pelo Seu Reino.

a) Para exercermos qualquer profissão precisamos de empenho, dedicação, qualificação, interesse, crescimento, atualização. Com as coisas de Deus não é diferente;
b) A exigência é muito maior, não importa se ignoramos isso, a verdade é que Deus quer que todo obreiro maneje bem o importantíssimo instrumento deixado, para dele fazer uso em todas as circunstâncias das batalhas do dia–a-dia: A Bíblia, a Palavra da Verdade, nosso manual de regras e práticas;

2. USO IRRESPONSÁVEL DA PALAVRA

A Palavra de Deus tem sido usada com tanta irresponsabilidade que por vezes ficamos estupefatos diante de tantas aberrações e inovações que estão forçosamente sendo justificadas como doutrina bíblica.  Hoje se toma em mãos a Palavra de Deus para escrever livros sobre as mais diversas áreas do conhecimento: é sobre liderança empresarial, psicologia, modelos de empreendimentos, como aumentar a receita capital de empresas, como determinar-se para se dar bem na vida, e por ai vai. São usos totalmente alheios e de nenhum compromisso com a Palavra da Verdade.

Pior do que isso, são as aberrações surgidas dentro do meio evangélico, temos visto doutrinas levantadas por ‘líderes espirituais’ e por ‘igrejas’ com base em experiências, e estas sendo encaixadas a qualquer modo e de qualquer jeito dentro do contexto bíblico. Não se tem respeito a exegese e a hermenêutica bíblica, quanto mais a Verdade esposada nas Escrituras. Pois quem ignora essas duas ferramentas para a interpretação da bíblia, está deliberadamente aceitando todas as inovações e/ou inverdades que tem se fundamentado na Palavra de Deus, e ainda as propagando para o rebanho.

a) Com ‘base bíblica’ muitos estão invertendo os papéis, colocando Deus na obrigação de me dar tal ou tal coisa, me responder em até tantos dias (ou horas), para isso tem tomado mão do determinar – eu determino e Deus tem que fazer. A base para tal aberração é o uso errado do termo grego aiteõ, que dizem significar “exigir” ou “determinar”, mas na verdade significa atitude suplicante diante de Deus. O cristão deve ter diante de Deus uma atitude de humildade e dependência (Mt. 7:7,8; Jo. 14:13; 15:16; Dt. 10:12; Mq. 6:8). Em Filipenses 4:6 Paulo faz referência à súplica para levarmos diante de Deus nossas necessidades. Ele não escreveu para determinarmos alguma coisa com relação às ansiedades da vida. Davi e Pedro concordam com relação ao descansar no Senhor (Sl. 55:22; IPe. 5:7), lançar sobre o Senhor as nossas ansiedades denota confiança, enquanto que determinar denota autoridade, porém o cristão não tem autoridade sobre Deus.

b) Veja o que disse o ‘pregador astro’ Benny Hinn: “Nunca, jamais, em tempo algum, vá ao Senhor e diga: ‘se for da tua vontade...’ Não permita que essas palavras destruidoras da fé saiam de sua boca”. Pergunto: estaria Jesus errado? (Mt. 6:10; Lc. 22:42; Jo. 5:30; 6:38; Hb. 10:7), e os Apóstolos também? (At. 21:14; Rm. 12:2; IICo. 12:7-10; Ef. 5:17; 6:6; ITs. 4:3; 5:18; Hb. 10:36; 13:21; Tg. 4:15; IJo. 2:17).

c) Ainda com ‘base bíblica’ tem se cultuado a anjos. É anjo pra todo lado, é anjo forte e até tem surgido a troca de anjo, pois agora acharam o anjo fraco que deve ser trocado (barganhosamente) por um anjo mais forte. Tomamos cuidado! Os gnósticos adoravam aos anjos (Cl. 2:18) e há anjos caídos que se transformam em anjos de luz para enganar (IICo. 11:13,14). Muitas vezes sutilmente tem se dado mais ouvido às palavras de anjos do que à Palavra da Verdade (Jo. 12:28-30; Gl. 1:8; I Rs. 13:18);

d) A obra da cruz tem sido anulada. Não foi Cristo que venceu na cruz como diz a bíblia. Outro ‘astro dos púlpitos evangélicos’, Kenneth Copeland, declarou: “Satanás venceu Jesus na Cruz”. Mas o que dizer da Palavra da Verdade? (ICo. 1:18; Cl. 2:15; Hb. 2:14,15; Fp. 3:18);

e) A estratégia satânica, “sereis como Deus”, continua em alta – usando como base textos isolados (Sl. 82:6; IIPe. 2:4) tem se afirmado que o homem é um pequeno deus, veja o que disse outro ‘grande pregador’: “você não está olhando para Morris Cerullo – você está olhando para Deus, está olhando para Jesus”. Coincidência? (leia: Mt. 24:4-5; cf. Mt. 7:21-23);

Podemos perguntar: não são todos ‘grandes’ teólogos? Sim. Porém tenhamos cuidado com o evangelho em que a teologia é o centro, pois para o verdadeiro cristão o que vale é o evangelho cristocêntrico, isto é, Cristo como centro e não a teologia como centro, pois se a teologia não estiver de acordo com a Verdade, não é verdade (IIPe. 1:20-21). Exemplo? Teologia romanista; teologia adventista; teologia da torre de vigia (Testemunhas de Jeová); teologia da prosperidade; teologia espírita; etc.

O obreiro deve ter muito cuidado com isso: “Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo” (Tg. 3:1) – pense bem antes de se lançar afoitamente para manejar a Palavra perante a Igreja, a Noiva amada. O senhor tem muito zelo por Sua Noiva (Ef. 5:25-27).
Calvino disse:não é função do Espírito que nos foi prometido configurar novas e inauditas revelações ou forjar um novo gênero de doutrina, mediante a qual sejamos afastados do ensino do evangelho já recebido; ao contrário, sua função é selar-nos na mente aquela mesma doutrina que é recomendada através do evangelho” (João Calvino. As Institutas. Livro I).

Conforme exposto acima concluímos que quão grande é o desafio para manejar bem a Palavra da Verdade nos dias de hoje. As igrejas estão cheias de inovações e modismos, e são poucos (pouquíssimos) os pastores que tem se posicionado de forma bíblica contra estas coisas – é preferível deixar a coisa correr em nome das experiências. O povo quer, fazer o quê? Devido a isso elas vão entrando, tomando lugares privilegiados nos cultos e, pior ainda, no coração dos crentes. Insisto de que a responsabilidade é dos que estão à frente das igrejas, os que estão liderando, colocados por Deus (nem sempre) para cuidar do rebanho (At. 20:20,21,26,27; ICo. 2:6-8; IICo. 11:6; Gl. 1:10,11; Ef. 4:17-16; ITm. 4:16; IITm. 4:1-5). Se estes falham pouca esperança resta (IICr. 15:3; Is. 28:7; Ez. 44:10-14; Mq. 3:11; Ml. 2:7-9; Mt. 13:52; Lc. 10:31). Contudo não podemos ignorar a solitária voz que clama no deserto (Ez. 44:15-16; Lc. 3:1-9) – a minha firmeza é que a Igreja pertence ao Senhor e Ele amorosamente cuida dela.

3. A NECESSIDADE DE CONFERIR O QUE SE "DIZ" NA BÍBLIA

Será que é conferido na Bíblia tudo o que é ouvido nos púlpitos? Quem questiona os ‘grandes homens’ de Deus, suas ‘revelações’ e inovações? Quem confronta com a Bíblia as pregações e acontecimentos de um culto? Deus deu à Igreja meios eficazes para julgar e discernir todas as coisas. Vejamos alguns:
a) Julgamento segundo a reta justiça; (Jo. 7:24);
b) Teste pela Palavra de Deus (At. 17:11; Hb. 5:12-14);
c) Sintonia do corpo com a Cabeça (Ef. 4:14,15; I Co. 2:16; I Jo. 2:20,27; Nm. 9:15-22);
d) Dom de discernir os espíritos (ICo. 12:10,11; At. 13:6-11; 16:1-18);
e) Bom senso (ICo. 14:33; At. 9:10,11);
f) Nos caso de profecia, cumprimento da predição (Ez. 33:33; Dt. 18:21,22; Jr. 28:9), se bem que só o cumprimento não é suficiente para autenticá-la (Dt. 13:1,2; Jo. 14:23a);
g) A vida do pregador, profeta ou milagreiro (II Tm. 2:20,21; Gl. 5:22) tem respaldo?

Todos estes itens não podem ser esquecidos por aquele que maneja bem a Palavra da Verdade. É dever do obreiro pensar seriamente nisso, meditando de dia e de noite na Palavra, sobre estas coisas. O mundo jaz no maligno (1Jo. 5.19), precisamos assim como fez Jesus ao ser tentando, utilizar com autoridade a Palavra de Deus nas diversas circunstancias em que somos envolvidos, sejam elas positivas ou negativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÕES DA LUTA ENTRE DAVI X GOLIAS

DAVI ENCONTRA-SE COM GOLIAS E O MATA -  (1 SAMUEL 17.41-54) Nesse texto, iremos encontrar uma das batalhas mais conhecidas dos relatos da Bíblia. A luta entre Davi e Golias, um gigante soldado filisteu, num período de declínio do governo de Saul.   Davi surge num cenário totalmente adverso, para cumprir uma ordem de seu Pai Jessé,   para levar mantimentos para os três irmãos que estavam nas fileiras do exercito de Israel e depois retornar com alguma notícia. Davi encontra os soldados amedrontados com um soldado gigante, que durante 40 dias duas vezes por dia ameaçava os soldados do exercito de Israel e nenhum tinha coragem para enfrentá-lo. Davi entende, que aquilo era uma afronta ao Senhor dos exércitos de Israel e se dispõe a lutar contra aquele gigante. Depois de falar com o irmão mais velho que e ser afrontado pelo próprio irmão, Davi desvia-se do irmão. Quero fazer uma parada aqui e comentar: A Bíblia diz que nossos inimigos estão dentro da nossa própria casa. (Mateus

A LUTA ENTRE DOIS GIGANTES: CARNE X ESPÍRITO

Paulo falando aos Gálatas no capítulo 5 mostra sobre o contraste entre a velha natureza, chamada “carne”, e a nova natureza nova, chamada de “Espírito”, retratando a luta que existe entre elas. Os termos também são utilizados para descrever o estado de um homem antes e depois de aceitar Jesus como Senhor, antes de ele confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). O homem é descrito como "mortos em ofensas e pecados" (Efésios 2:1) é um um homem arruinado, alienado da vida com Deus (Efésios 4:18). Existem alguns termos usados pela Palavra de Deus para identificar esse homem. Segue alguns deles: "velho homem" (Efésios 4:22 e Colossenses 3:9), “carne” (Gálatas 5:13-26) e “Corpo de morte” (Romanos 7:24). Entendendo que o cristão não está livre desse combate, dessa luta, faremos algumas reflexões. Essa natureza da “carne” muda quando o homem confessa com sua boca que Jesus é o Senhor e acredita em s

A CANA QUEBRADA E O PAVIO FUMEGANTE

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42:3 ). Neste texto, o profeta Isaías mostra que Jesus viria ao mundo e qual a sua missão, o seu papel na história. Ele ressalta que o Messias não quebrara a cana trilhada nem apagaria o pavio que fumega. Esmagar a cana trilhada. Essas canas eram muito frágeis ao se retirar o miolo. Naquela época aos crianças ao brincarem tirando o miolo as canas se quebravam e eles simplesmente esmagavam e jogavam fora. Pelo fato de terem muitas delas às margens do rio Jordão, eles jogavam fora e pegavam outra. COM JESU É DIFERENTE Aqui o Senhor está nos dizendo que com Jesus é diferente. Quando ele começa a tratar uma vida, Ele vai lapidando, transformando o interior do homem para que este mesmo homem seja aproveitado para o louvor de sua glória. Você pode até ser quebrado de novo, mas Jesus vai sempre estender a mão e ajudá-lo. Isaías diz que o Senhor não esmagará a cana quebrada. A CANA Q